segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Movidos por Jesus!




Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a Ele prestarás culto (Lc 4,8)


A adoração é o primeiro ato da virtude da religião. Adorar a Deus é reconhecê-lo como Deus, como o Criador e o Salvador, o Senhor e o Mestre de tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso. Mas para vivenciar esse momento plenamente, é necessário entender oque é adorar e o porque de adorar...


O que é Adorar?


A adoração exige amor extremo, sem reservas, fazendo com que a pessoa, seja levada a reverenciar a Deus com orações, devoção e honra. "Adorar a Deus é, no respeito e na submissão absoluta, reconhecer 'o nada da criatura', que não existe a não ser por Deus. Adorar a Deus é, como Maria no Magnificat, louvá-lo, exaltá-lo e humilhar-se a si mesmo, confessando com gratidão que ele fez grandes coisas e que seu nome é santo.

Adoração do Deus único liberta o homem de se fechar em si mesmo, da escravidão do pecado e da idolatria do mundo." (CIC 2096, 2097).


Porque adorar?


A adoração é o primeiro ato da virtude da religião. Adorar a Deus é reconhecê-lo como Deus, como o Criador e o Salvador, o Senhor e o Mestre de Tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso. “Adorarás o senhor teu Deus, e só a ele prestarás culto” (Lc 4,8), diz Jesus, citando o Deuteronômio (6,13).
Toda vez que estivermos perante o
Santíssimo esteja Ele exposto ou no sacrário devemos nos colocar numa atitude de despojamento e professarmos a fé na sua presença no pão e no vinho que para nós são Corpo e Sangue de Cristo. E devemos fazê-lo de forma espontânea e com todo o coração.

Como adorar?

Quando estamos em adoração estamos reconhecendo a Jesus como nosso único Senhor e Salvador. Estar em adoração é despojar-se de si e se entregar a Ele. É se fazer humilde, como os três reis magos e entregar a Jesus tudo o que temos de mais valor. É dizer sempre "Onde está o Rei ... viemos adorá-lo" (Mt 2,2). É assumir ser pecador e dizer para Ele: "Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!" (Mc 10,47) e confiar em sua misericórdia. É louvar a Deus por todas as graças que Ele derrama em nossa vida: “Hosana ao filho de Davi! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!” (Mt 21,9).


A adoração a Cristo exprime-se nas diversas formas de devoção eucarística:


-> Na Santa Missa: no momento da transubstanciação (mudança da substância do pão e do vinho na substância do corpo e sangue de Jesus Cristo no ato da consagração) e da elevação;

->Na exposição do Santíssimo Sacramento: quando o corpo de Cristo (Eucaristia) é exposta em um hostensório;
Na visita ao
Sacrário: nos momentos em que a Igreja está aberta, visitar Jesus no sacrário para adoração;


->Na genuflexão (ato de ajoelhar) diante do Sacrário: dobrar o joelho até ao chão ao passar em frente ao Santíssimo Sacramento quando estiver exposto ou no sacrário;

->Na adoração da Cruz: na Sexta-Feira Santa.

_________________________________________________________________


O Jovisa sempre foi um movimento ADORADOR! Não vamos deixar esse costume morrer entre nós, pois somos MOVIDOS POR JESUS! A adoração nos fortalece, é onde vamos encontrar ânimo para continuar a nossa missão!

Somos JOVENS ADORADORES!


'Adorar-te e encontrar-te em Teu altar

E encontra-me a mim a verdade que sou eu

Contemplar o Teu olhar em meu pobre olhar

e entender que nada sou diante de Ti

E os meus desejos e anseios por Ti em minh'alma adentrar

Meus pensamentos, razões que se dobramperante

Teu amar

E me faz ver mais além do que os olhospodem ver

Sobre véus desse amor

Seu mistério de luz

E não há nada maior do que essa presençaa me embalar

Os meus tormentos, sofreres, angústias aos

Teus vão se juntar

Tudo pra Te consolar

Imolado quero estar

Estando unido a Ti no sacrifício da Cruz

Adoramos o Verbo

Encarnado eterno

Nos prostramos aqui Para Te adorar

Adoramos o Verbo

Encarnado eterno

Que se dá em alimento

Corpo e Sangue para nos alimentar'


Toca de Assis



Nenhum comentário: